Engobe – parte1

Engobe – parte1

Um Engobe é uma mistura líquida ou pasta de argila e / ou outros materiais suspensos na água. Tem muitos usos na produção de cerâmica e outros artigos de cerâmica . 

Em cerâmica os dois usos mais importantes de Engobe são: em primeiro lugar, para formar a forma básica por vazamento deslizante com moldes ; isso é extremamente importante há vários séculos e, em segundo lugar, proteger ou decorar a cerâmica, discutida abaixo.

Engobe , da palavra francesa para deslizamento, é um termo em inglês americano para materiais semelhantes a um deslizamento, embora a definição pareça variável. Algumas fontes americanas dizem que é sinônimo de deslizamento e o usam preferencialmente para “deslizar”, enquanto outras fazem distinções, principalmente em termos de engobes usando outros materiais que não argila. Em uma definição, o engobe, em comparação com o deslizamento, tem um conteúdo de argila um pouco menor, maior proporção de fluxo e adição de carga e, em alguns casos, um corante.  É usado principalmente em relação à cerâmica contemporânea, mas às vezes para  contextos históricos.

Carlos II no Boscobel Oak , inglês, c. 1685. O diâmetro da placa é 43 cm; essas placas grandes, para exibição em vez de serem usadas, levam o extremo ao Engobe ao máximo, construindo treliças de trilhas espessas de deslizamento.

Açucareiro de porcelana chinesa com decoração penteada e em mármore, c. 1795

O Slipware é uma cerâmica decorada por um deslizamento colocado sobre uma superfície do corpo de argila úmida ou dura como couro , mergulhando, pintando ou espirrando. Alguns Engobes também proporcionam um grau moderado do efeito de endurecimento e menor permeabilidade que um esmalte cerâmico daria. Freqüentemente, apenas a cerâmica onde o deslizamento cria padrões ou imagens será descrita como slipware, em oposição aos muitos tipos em que um deslizamento simples é aplicado a todo o corpo, por exemplo, a maioria das peças finas da cerâmica romana antiga , como as peças vermelhas africanas. As tiras decorativas podem ter uma cor diferente da do corpo de argila subjacente ou oferecer outras qualidades decorativas, como uma superfície brilhante.

A aplicação seletiva de camadas de tiras coloridas pode criar o efeito de uma cerâmica pintada, como nos estilos de cerâmica de figura preta ou figura vermelha da cerâmica grega antiga . A decoração antiderrapante também é uma técnica antiga na cerâmica chinesa , usada para cobrir vasos inteiros há mais de 4.000 anos.  As principais técnicas incluem a pintura por deslizamento, onde o deslizamento é tratado como tinta e usado para criar um desenho com pincéis ou outros implementos, e o rastro de deslizamento, onde o deslizamento, geralmente bastante espesso, é pingado no corpo. Mercadorias com rastreamento de deslizamento, especialmente se o inglês moderno precoce, é chamado de slipware .

A cerâmica chinesa também usava técnicas nas quais padrões, imagens ou caligrafia eram criados quando o deslizamento parcialmente seco era cortado para revelar uma camada inferior de deslizamento ou o corpo principal de argila em uma cor contrastante. O último deles é chamado de técnica de “esmalte cortado”. 

Slipware pode ser esculpido ou polido para alterar a aparência da superfície da louça. Receitas especializadas de deslizamento podem ser aplicadas a artigos de biscoito e depois recondicionadas.

Barbotina(outra palavra francesa para deslizamento) abrange diferentes técnicas em inglês, mas, no sentido usado na cerâmica artística do final do século XIX, é uma técnica para pintar artigos em deslizamentos policromos para fazer imagens semelhantes a pinturas em cerâmica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
click aqui para falar com a Finarte
Powered by